SaaS

Deixe a gestão das suas aplicações com profissionais. A IN-4º dispõe de soluções SaaS para o Koha, Dspace e ICA-AtoM. 

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) é basicamente um modelo onde a aquisição e/ou utilização de um software não está relacionada com a compra de licenças, isto é, o cliente apenas utiliza o software e paga pela sua utilização. Este software é baseado num ambiente computacional dentro do modelo Cloud Computing, e por norma deve disponibilizar o acesso multiplataforma, ou por outras palavras, quem o está a utilizar deve poder acedê-lo através de diferentes suportes (smartphone, tablet, PC, portátil) e com diferentes tipos de navegador, sem a necessidade de instalação de nenhum tipo de software adicional.

Se uma organização utiliza um software ultrapassado que aparentemente não satisfaz as expectativas, decidir adotar uma nova solução, seria muito interessante, do ponto de vista ‘custo x benefício’, passar a utilizar o modelo SaaS, pois essa solução atenderia facilmente as suas necessidades, sendo possível passar a utilizá-la imediatamente através de uma assinatura mensal de baixo custo.

Com a transição do modelo atual para o SaaS, a organização terá muitos benefícios, tais como a facilidade de gestão dos recursos de TI, pois, atualmente se o servidor onde o software está instalado apresentar alguma falha, haverá indisponibilidade total ou parcial do serviço em virtude de ele não oferecer alternativas para o caso de falhas. No caso de ser utilizado o modelo SaaS, a interrupção dos serviços é praticamente nula, pois, é possível ter acesso ao software a partir de qualquer dispositivo e em qualquer local. Mesmo que haja uma falha na infraestrutura da organização, é possível continuar a ter acesso ao sistema por meio de um smartphone ou tablet com acesso a Internet e continuar a atividade normalmente. Com o modelo SaaS/Cloud Computing, o níveis de fiabilidade e disponibilidade esperados são sempre elevados.   

Este modelo tem como objetivo o consumo transparente de recursos de computação que podem estar em qualquer lugar de forma simples e amigável para quem consome o serviço. Este serviço pode “crescer” ou “encolher” de acordo com as necessidades de um consumidor de TI, com agilidade e de maneira totalmente transparente.

A IN-4º dispõe de soluções SaaS para os produtos Koha, DSpace e ICA-AtoM, adaptáveis às necessidades da organização / instituição. Responsabilizamo-nos pela infraestrutura necessária para alojar o software (servidores, conetividade, segurança) e garantimos o funcionamento e manutenção do sistema em produção (24h / 7dias). Assim, os nossos clientes poderão optar por uma instalação rápida do software e de baixo custo. Por outro lado, a experiência acumulada da empresa na área da gestão de informação e o apoio duma consultadoria técnica especializada dão garantias de qualidade e fiabilidade.

 

Vantagens do modelo SaaS: 

  • não necessita de infraestrutura própria

  • escalabiblidade, com custos de entrada reduzidos

  • atualizações de software mais fáceis e rápidas

  • flexibilidade e alta disponibilidade

Serviços relacionados

Instalação

Instalação

Instalação e configuração do produto nas instalações do cliente ou na cloud.

Adaptação gráfica

Adaptação gráfica

A concepção e implementação de uma interface específica para cada cliente.

Migração de dados

Migração de dados

Extração de dados a partir de sistemas legados, transformação e armazenamento no novo sistema.

Suporte técnico

Suporte técnico

Diagnóstico e resolução de problemas, manutenção do sistema e apoio ao cliente

Formação

Formação

Formação para utilizadores do software

Soluções à medida

Soluções à medida

Desenvolvimento de software e integração de funcionalidades e/ou sistemas