Gestão de Bibliotecas

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O software Koha é um sistema integrado de Gestão de Bibliotecas com origem na Nova Zelândia e foi o primeiro sistema em código aberto (open source) para bibliotecas, sendo atualmente o mais utilizado. Desenvolvido por uma comunidade de programadores e bibliotecários de todas as partes do mundo é desde a sua conceção um projeto com uma base cooperativa, estruturado para a realização de todas as funcionalidades de gestão de uma rede de bibliotecas e tendo como objetivo a disponibilização do catálogo ao público na Web. 

 

Este software é composto por vários módulos que dão suporte a todas as atividades realizadas no contexto de uma biblioteca: catálogo em-linha (OPAC), catalogação, gestão de autoridades, circulação, gestão de utilizadores, aquisições, periódicos, relatórios, administração e ferramentas.

 

As interfaces funcionam em padrões compatíveis com as tecnologias da World Wide Web – XML, CSS e Javascript – tornando o Koha uma solução verdadeiramente independente da plataforma. Houve, por isso, especial cuidado em seguir também os padrões bibliográficos definidos pela IFLA e pela ISO, bem como os protocolos nacionais e internacionais relacionados, por forma a garantir a sua interoperabilidade com outros sistemas de gestão documental.

 

O Koha combina uma base de dados relacional (mysql) com um motor de pesquisa textual (zebra) oferecendo por isso uma arquitetura adequada para a gestão de informação não estruturada. Esta característica garante que o Koha é  suficientemente flexível para poder satisfazer as necessidades de funcionamento de qualquer biblioteca, independentemente da quantidade de informação existente no seu acervo. Para mais informações visite o site oficial da Comunidade Koha em koha-community.org

 

Consulte aqui a lista de características do software Koha.

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